quinta-feira, 17 de maio de 2018

AFEANOS CAMPEÕES BRASILEIROS




Houve um tempo em que se disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. 

Com a excelente campanha desenvolvida pela Ferroviária no Campeonato Paulista de 1959, o técnico da Seleção Paulista, Aymoré Moreira, convocou três atletas afeanos para integrarem o elenco do selecionado bandeirante: Rosan, Dudu e Bazani.

Então, nos primeiros meses de 1960, realizou-se o certame nacional de seleções estaduais e o estado de São Paulo sagrou-se campeão.
Os três craques grenás tornaram-se, assim, campeões brasileiros de 1960.

Houve um fato maiúsculo para o currículo de Bazani, em dado momento da competição. Para o jogo dos paulistas contra os baianos, no Pacaembu, Aymoré resolveu escalar Bazani, deixando Pelé no banco de reservas.

Foi só no primeiro tempo que o Rabi jogou. Os paulistas ganharam esse período por 1 a 0, gol de Pepe. Para a etapa complementar, o técnico sacou Bazani e colocou o Rei, que entrou qual uma fera. Resultado final: São Paulo 7 x 1 Bahia.

Mas... o camisa 10 afeano teve o gostinho de começar uma partida jogando... e no espaço que seria normalmente ocupado pelo maior futebolista de todos os tempos.


REVISTA DO ESPORTE

Em sua edição nº 58, datada de 16 de abril de 1960, à página 35, a REVISTA DO ESPORTE, uma publicação carioca, destacou na seção “Flagrantes” o feito dos atletas afeanos Rosan e Bazani, mas é preciso dizer que também Dudu esteve compondo o elenco dos paulistas naquele certame nacional.
Dudu

Um fato realmente extraordinário para uma equipe interiorana: ter três jogadores convocados para uma seleção estadual... e mais que isso, tê-los de volta consagrados como campeões brasileiros.

A foto com Rosan e Bazani, mostrada na Revista do Esporte, apresenta como cenário o Maracanã, e ela foi tirada por ocasião do jogo amistoso entre Fluminense e Ferroviária, realizado no dia 6 de março de 1960 e vencido pelos cariocas, 3 a 0. Só que, dez dias depois, no jogo de volta disputado na Fonte Luminosa, a Ferroviária goleou o Flu por 5 a 1.     





O DESTINO DOS TRÊS

Em ocasiões diferentes, os três atletas acabaram indo para clubes grandes paulistas. Rosan, para o Palmeiras; Bazani, para o Corinthians; e Dudu, também para o Palmeiras.



ESTE TRABALHO DE PESQUISA PODE SER USADO LIVREMENTE, DESDE QUE SEJA CITADA A DEVIDA FONTE.

PESQUISA, ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE:
VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI E PAULO LUÍS MICALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário